Troca rolamento de giro de um Stacker
A Peyrani concluiu em 27/03/2013 a realização das atividades de substituição do rolamento de giro do Stacker-01 para Veracel Celulose em Eunápolis BA.
Por se tratar de um equipamento instalado a 21 metros de altura diversos fatores precisavam ser levados em consideração, como por exemplo, influencia dos ventos, interferências que impossibilitavam o içamento do conjunto, acesso ao rolamento a ser substituído, perda de produção, entre outros. Mas, os fatores de maior relevância eram a integridade do equipamento e a segurança das pessoas envolvidas na produção.
Como o rolamento seriamente danificado impossibilitando parcialmente o giro, a possibilidade de ocorrer um acidente durante o ciclo produtivo era eminente. Foi necessário correr contra o tempo para chegar a uma solução que mantivesse o equipamento em operação sem que houvesse reflexo negativo na produção e principalmente sem colocar em risco as pessoas envolvidas na operação.
Em Setembro de 2012, em parceria com setor de engenharia da Veracel, foi desenvolvido um sistema auxiliar que teria a função de prolongar a vida útil do sistema de giro e atuar como dispositivo anti-tombamento no caso de rompimento do rolamento. Uma pista de rolamento externa foi instalada na estrutura da máquina e dispositivos de rolagem auxiliares permitiram que o equipamento operasse até março de 2013 onde foi efetivamente realizada a substituição do rolamento de giro durante a parada geral da Fabrica.
Em Março de 2013 em conjunto com a empresa Robrasa foi realizada a intervenção no equipamento para substituição do rolamento de giro sem que fosse necessário á desmontagem da lança do stacker e galeria superior como era imaginado inicialmente. Foi realizada a separação do módulo superior pesando 110 toneladas a 21 metros de altura com auxilio de equipamentos especiais como macacos e colunas hidráulicas utilizando como apoio a própria estrutura do Stacker.
As técnicas de planejamento e equipamentos empregados nesse projeto, somado a atuação de nossas equipes de campo e parceiros foram fundamentais para o sucesso nessa operação. As atividades com realização prevista em um período de 11 dias foram finalizadas com 36 horas de antecedência sem nenhuma ocorrência ou acidente.